3ª Assembleia Concelhia do PCP de Vila Velha de Rodão

pcp-logotipo1. Realizou-se dia 26 a Assembleia da Organização Concelhia de Vila Velha de Ródão do PCP que analisou a situação no concelho, tendo constatado o agravamento do quadro de estagnação e recessão económica e de acentuada regressão social, em consequência de muitos anos de políticas de direita, agravadas por este Governo PS/Sócrates.
Os cortes orçamentais e o desinvestimento no interior, em consequência da obsessão do défice, e as políticas erradas prosseguidas pelo executivo municipal contribuem para as dificuldades e a crescente desertificação do concelho, sem que se vislumbre qualquer projecto ou orientação em condições de alterar esta situação.

2. As consequências destas políticas recaem sobre os trabalhadores e a população – os baixos salários e pensões, o aumento do custo de vida, o desemprego, a precariedade – posta em prática nomeadamente na Celtejo -, a deterioração do acesso à saúde e ao ensino públicos, conduzem à degradação das condições de vida e à desertificação, envelhecimento e abandono do concelho.
Agravam-se os problemas das pequenas e médias empresas, na indústria, na agricultura, na pesca e no turismo, em consequência do preço dos combustíveis, da inaceitável taxa do IVA, da revalorização do Euro e duma política de concentração da riqueza na banca e no capital financeiro.

3. A Assembleia concluiu que a política deste Governo está cada vez mais confrontada com a luta dos trabalhadores e de vastas camadas das populações, como se verificou na grande manifestação de 18 de Outubro, e saudou a participação de muitos cidadãos deste concelho neste combate. Só a luta pode travar estas políticas para um novo rumo de desenvolvimento e justiça social no nosso país.

4. A Assembleia dos comunistas de Vila Velha de Rodão apontou também um conjunto de propostas concretas para dar resposta aos problemas e carências de desenvolvimento do concelho.

i. O PCP, que discorda de todo o processo de privatização, reestruturação e redução dos postos de trabalho da Celtejo, defende a resolução dos problemas dos trabalhadores, o trabalho com direitos e a garantia dos postos de trabalho.

ii. O PCP preconiza um plano de desenvolvimento para o concelho, sustentado numa outra atitude da Câmara de reivindicação do investimento público e de procura e fixação do investimento privado, que apoie as pequenas e médias empresas e a criação de postos de trabalho. Que aposte nos vectores de qualificação ambiental e patrimonial, desenvolva e promova os valores turísticos desta região.

iii. O PCP defende Serviços de saúde de qualidade no concelho e pronuncia-se contra a falta de atendimento nocturno às populações e preconiza equipamentos sociais condignos de apoio à terceira idade. Não são aceitáveis novos encerramentos de serviços públicos que contribuam para a fuga e não fixação de jovens no concelho

iv. O PCP preconiza que os órgãos autárquicos assumam as suas responsabilidades no incentivo à fixação de jovens, criando condições de desenvolvimento económico, de parque habitacional (com terrenos para a auto-construção), de apoio ao desporto, à cultura e às colectividades.

v. O PCP defende um plano de desenvolvimento e melhoramento de infra-estruturas, nomeadamente de rentabilização dos furos artesianos, de acessibilidades à Avenida Encosta da Serra, da construção da passagem desnivelada á via férrea e de acessos adequados aos serviços públicos de pessoas com deficiência.

5. A Assembleia da Organização Concelhia de Vila Velha de Ródão do PCP elegeu a nova Comissão Concelhia e aprovou ainda um conjunto de objectivos e iniciativas com vista ao reforço orgânico do Partido no concelho. A melhoria da intervenção política e o reforço da organização partidária é fundamental para a mobilização dos trabalhadores e da população nas lutas que se aproximam - contra as políticas de direita do Governo PS/Sócrates e em defesa do desenvolvimento, da justiça e progresso social.